“O uso de conectores sociais ao cliente de e-mail da Microsoft pode ajudar a por alguma ordem na desorganização social das redes.”
A Microsoft está transformando o Outlook de um simples cliente de e-mail ou plataforma de mensageria em um hub - ou concentrador de redes sociais - a partir da inclusão de conectores sociais. Tal integração representa um benefício enorme para os usuários do Outlook e pode até ajudar na adoção do software por aqueles em busca de uma ferramenta que os auxilie lidar com tanto ruído nas redes sociais.
Um Outlook com conectores sociais se aproxima muito do que os usuários esperam que o Google Buzz seja. Já existem redes sociais demais para gerenciar e o que se precisa é de uma ferramenta capaz de agregar os vários tipos de mensagens e status de atualização de forma simples e que permita acompanhá-los facilmente e não de mais uma rede social para domar.
Um grande esforço tem sido despendido para criar tal interface em dispositivos móveis. O MotoBlur (Motorola), o Synergy (Palm) e o FriendStrem (HTC) são exemplos deste tipo de iniciativa. A linha comum a unir esses projetos é a tentativa de trazer todas as várias redes sociais para um interface única, tornando mais fácil para o usuário manter-se conectado e atualizado com relação a elas.
Tentativas similares para desktop também estão por aí e duas delas merecem destaque. O TweetDeck, por exemplo, permite lidar com o Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, TwitVid, TwitGoo, MobyPicture e MySpace a partir de um único aplicativo; já o Lifestream lida de forma similar com Facebook, Twitter, Digg, Flickr, YouTube e com o Delicious.
Enquanto ferramentas desse tipo ajudam a simplificar a relação dos usuários com redes sociais a partir de uma única ferramenta de gerenciamento, elas ainda representam uma ferramenta adicional que precisa ser instalada, configurada e gerenciada. E não tornam mais fácil separar o que é importante do fluxo enorme de informações que tais redes geram.
O Google e a Microsoft têm, agora, a oportunidade de integrar o gerenciamento de redes sociais às suas plataformas de mensageria, as quais os usuários dependem muito no dia a dia.
O Google Buzz tem algum potencial para funcionar como uma ferramenta de organização para ambientes de colaboração para clientes de empresas (desde que o Google consiga resolver todos os problemas relacionados à privacidade).
Já a abordagem da Microsoft pode ser exatamente o que usuários profissionais precisam para usar as redes sociais de forma mais efetiva.
Um determinado contato pode ser parte de múltiplas redes sociais. Mas, ter de se logar no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e outras, uma a uma para manter-se atualizado com relação ao status ou mensagens que esse contato publica é ineficaz e um tanto confuso.
A variedade de redes sociais combinada ao volume incrível de comunicações gerado em cada uma delas faz com que estar em contato seja desanimador e até ameaçador a ponto de tornar todo o conceito de redes sociais inútil sob a perspectiva de negócios.
O Outlook com conectores sociais soluciona uma boa parte, senão todos essas problemas. O painel “People” (ainda sem nome em português) localizado na parte inferior do painel de leitura irá proporcionar aos usuários um modo inteligente e eficiente de acesso a toda informação relevante a respeito de um determinado contato, incluindo e-mail, eventos na agenda, anexos, bem como feeds RSS e atualizações de status em redes sociais.
Tais informações também podem ser acessadas a partir da área de contatos do Outlook. Nos detalhes dos contatos para uma entrada específica existe um painel na parte inferior onde estão depositadas todas as informações relevantes a respeito do contado em questão.
Por enquanto, o LinkedIn é o único conector social disponível para o Outlook, mas conectores para o Facebook e MySpace devem sair em breve. Ao construir os conectores sociais com uma plataforma aberta, a Microsoft está proporcionando aos desenvolvedores a oportunidade de criar conectores sociais para virtualmente qualquer rede ou feed.
Para muitos, a Microsoft parece grande demais e até um tanto quanto ultrapassada para se manter em sintonia e se adaptar rapidamente ao mundo Web 2.0. Mas os conectores sociais são exatamente o que os usuários – principalmente aqueles de empresas – precisam para fazer uso inteligente e eficiente das redes sociais.
te fuder .i.
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