Pesquisar portagens no Canal Variedades!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Relembrando a década de 90: “Programas marcantes do SBT”!

Quem não se lembra do “Em nome do Amor”, “Passa ou Repassa”, ou ainda, “Aqui Agora”. Pois é, todos esses programas marcaram época no SBT, e são lembrados com carinho pelo público brasileiro. Relembre conosco, um pouquinho mais destas e outras atrações da emissora.

Em nome do amor: Apresentado por Silvio Santos, o “Em nome do Amor”, era exibido após o programa “Tentação”. A atração em si, era composta de dois quadros principais: O primeiro, quando o participante se declarava para seu grande amor em rede nacional, e o segundo, quando os casais se conheciam durante uma espécie de baile.

Curiosidades

- O programa ficou bastante conhecido pelo bordão “É namoro ou amizade?"

- Durante o baile, os participantes podiam se conhecer melhor, tendo como plano de fundo, músicas do cantor Julio Iglesias.

- Diversos artistas foram homenageados na atração, destaque para os nomes de Dercy Gonçalves, Thalia, Leandro e Leonardo, Clodovil, etc.

Passa ou Repassa: Exibido a partir de 1987, o “Passa ou Repassa”, se tornou uma verdadeira febre nos anos 90. Comandado por Gugu Liberato, o programa era exibido semanalmente, a principio aos domingos, ganhando uma exibição diária com o passar dos anos. A atração em si, era basicamente focada na disputa de dois colégios. Dentro desse contexto, eram selecionados os participantes que deveriam responder as perguntas do programa. Não obtendo êxito, o convidado corria o risco de levar uma torta na cara.

Curiosidades

- Além de Gugu Liberato, o programa ainda chegou a ser apresentado por Celso Portiolli e Angélica.

- As tortas do programa eram feitas de chantili, o que acabava agradando, de certa forma, o participante que não respondesse as perguntas da atração.

Aqui Agora

“Um jornal vibrante, uma arma do povo, que mostra na TV a vida como ela é”. Era este o slogan de um dos programas mais tradicionais do SBT, o telejornal “Aqui Agora”. Exibido a partir de 1991, a atração logo se tornou um sucesso, atingindo elevados índices de audiência na faixa das 18h00. Entre os apresentadores, destaque para os nomes de Christina Rocha, Ivo Morganti, Celso Russomano e Felisberto Duarte, o Feliz, responsável pelo quadro da previsão do tempo.

Curiosidades

O telejornal ainda contava com os nomes de Gil Gomes, Wagner Montes e Sonia Abrão.

- Os profissionais do programa chegaram a cobrir diversos eventos, entre eles: O impeachment do presidente Fernando Collor, o acidente e a morte do piloto Ayrton Senna, a final da Copa do Mundo de 1994, e as Olimpíadas de Atlanta de 1996.

- O programa retornaria ao vídeo em 2008, dessa vez sob o comando de Luiz Bacci, Herberth de Souza, Joyce Ribeiro e Christina Rocha.

Programa Livre

Comandado por Serginho Groisman, o programa era focado no público jovem. Durante a atração, exibida entre os anos de 1991 a 2001, várias bandas e personalidades marcaram presença. Entre os grupos de sucesso, destaque para as apresentações das bandas Smashing Pumpkins, Midnight Oil, Scorpions, Legião Urbana, Skank, Titãs, Capital Inicial, etc.

Fantasia

Inspirado no programa “50 Mulheres”, da TV italiana, o “Fantasia”, estreava oficialmente em 1997 no SBT. O programa era composto de diversas gincanas, e tinha como diferencial, o fato de ser apresentado por diversas apresentadoras. Em sua primeira fase, o “Fantasia” foi apresentado por Adriana Colin, Débora Rodrigues, Jackeline Petkovic, Amanda Françozo e Valéria Balbi.

Curiosidades

- O programa ainda seria apresentado pela dançarina Carla Perez, que, aliás, protagonizaria um dos momentos mais divertidos da atração.

- De modo inusitado, após permanecer um longo período fora da telinha, o programa retornaria ao vídeo em 2007, dessa vez, sendo apresentado por Helen Ganzarolli, Caco Rodrigues e Luiz Bacci. Bacci, por sua vez, deixaria a atração apenas um dia após a reestreia. Dessa forma, caberia a Caco e Hellen darem continuidade ao programa.

- Nessa fase, o “Fantasia”, chegou a ser apresentado nas madrugadas de segunda a sábado, das 01h00 às 03h00. Em seu horário de exibição, a atração garantia a vice-liderança, com uma média de 03 pontos no Ibope.

Super Mario Wolrd: O mais marcante do mundo!

Criado para o console Super Nintendo (SNES), o “Super Mario World”, é um dos games de maior sucesso de todos os tempos. Sua história se desenvolve da seguinte forma: Mario, Luigi e a Princesa Toadstool decidem tirar umas férias na chamada “Ilha dos Dinossauros”. Sabendo disso, o vilão do jogo, Bowser, acaba por criar um terrível plano, raptando a princesinha e se apoderando da ilha. Seu plano, aliás, não para por ai, ele ainda aprisionaria os habitantes do local em pequenos ovos, entregando cada um deles para seus sete filhos. A partir daí, o principal desafio de nosso herói será o de resgatar a jovem princesa, percorrendo diferentes mundos.

Personagens:

Mario: Trata-se de um simpático encanador, que vive em “Mushroom Kingdoom” (Terra dos Cogumelos). Ele é o mascote oficial da plataforma Nintendo, sendo idolatrado por crianças e adolescentes em diferentes partes do mundo.

Luigi: O irmão do personagem central do jogo.

Princesa Toadstool: Também conhecida como Peach, ela tem longos cabelos loiros, olhos claros, além de um vestido rosa bastante característico. Sua personalidade é de uma pessoa bastante educada e de boas intenções.

Bowser: O principal inimigo de Mario é uma tartaruga super desenvolvida da espécie dos Koopas. Seu principal objetivo é o de conquistar o “Reino dos Cogumelos”.

Boos: São fantasmas que aparecem durante as fases de “casas mal assombradas”. Existem algumas variedades de Boos, dos menores aos maiores.

Dry Bones: Uma espécie de Koopa Zumbi. Eles têm o poder de generação, sempre que o personagem Mario pula sob suas cabeças.

Super Koopa: Seu principal diferencial é o fato de poder voar em alta velocidade. Estes personagens aparecem a partir do segundo mundo do jogo, “Donut Plains” (Planície das rosquinhas).

Thwomp: Feitos a base de pedra, estas criaturas habitam diversos castelos e fortalezas do jogo.

Piranha Plant: São plantas que brotam de canos. Em alguns casos, elas podem atirar bolas de fogo.

Yoshi: Trata-se de um dragão verde, responsável por ajudar o protagonista Mario em diversos games da série.

Estágios

Yoshi’s Island (Ilha do Yoshi): Este é o primeiro mundo do game. Como o próprio nome diz, ele é habitado por diversos Yoshis. Seu chefe é Iggy Koopa, responsável por ataques com bolas de fogo.

Donut Land (Planície da Rosquinha): Este mundo é composto de diversas fases, incluindo áreas aquáticas e castelos.

Vanilla Dome (Cúpula da Baunilha): Um universo a parte, situado dentro de uma caverna. Seu chefe é Lemmy Koopa, responsável por ataques em bando dentro dos canos.

Área das pontes Gêmeas: Duas áreas intercaladas entre as pontes do queijo e da manteiga.

Forest of Illusion (Floresta da Ilusão)
Uma floresta de dimensões significativas, capaz de enganar seus visitantes. Seu chefe é Roy Koopa, personagem capaz de escalar paredes.

Chocolate Island: Uma ilha montanhosa, que devido a sua tonalidade (marrom), acabaria por ser conhecida como “Ilha do Chocolate”.

Bowser valley (Vale do Bowser): Trata-se de um mundo situado dentro de um vale. Sua peculiaridade está no fato deste estágio lembrar o formato da cabeça do personagem Bowser.

Star Road (Caminho da Estrela): Esta é uma área especial do jogo, permeada por diversas estrelas em cada uma das fases.

Zona Especial: Um lugar misterioso, que só pode ser encontrado após o término do jogo. Este estágio é composto de diversos mundos, entre eles a fase “Tubular”.

Curiosidades:

- O game pode ser jogado na forma individual ou em dupla. A sua disposição, o jogador pode controlar o personagem Mario, ou ainda, seu irmão, Luigi. O jogador conta ainda com uma série de mapas, que podem ser selecionados sempre que necessários.

- Ao todo, o jogador deverá encontrar 09 mundos diferentes, com 96 fases.

- É bom que se diga, em cada um dos estágios, é necessário achar os chamados “Palácios do Interruptor”. Cada um destes palácios são conhecidos por cores como o azul, amarelo, verde e vermelho.

- No Japão, o jogo também é conhecido como “Super Mario Bros 4”.

Interessado em jogar “Super Mario World”? Baixe agora mesmo o game neste link.

Relembrando a década de 90: “Coisas que nem o tempo fez-nos esquecer”!

Como é bom voltar ao passado, e relembrar momentos únicos e especiais. Hoje, voltaremos um pouquinho no tempo, e apresentaremos alguns itens que marcaram época na década de 90. Boa leitura!

1. Mola Maluca: Quem nunca brincou com uma mola maluca? Pois é, na década de 90, o brinquedo se tornou um verdadeiro sucesso entre crianças e adolescentes. Para se ter uma ideia, sua disseminação acontecia principalmente nos colégios, na hora do recreio. Ainda sobre o brinquedo, sua comercialização já ultrapassa a marca de 300 milhões de unidades em todo o mundo.

fluffy

2. Fluffy: Criado nos anos 90, o “Fluffy” era adorado por crianças na fase pré-escolar. Feito de borracha, ele era atirado para o alto, e jogado como uma peteca.

3. Walkman: Muito antes da existência do MP3, os chamados “Walkmans” dominavam o mercado. O aparelho em si, permitia que o usuário ouvisse suas rádios prediletas, além de suas fitas cassetes. Ainda sobre o Walkman, é bom que se diga, ele era a prova d’água.

4. Lanches Mirabel: Popular entre as crianças, o lanche era vendido por um preço baixo, com 08 unidades em cada embalagem.

5. Dadinho: Uma das guloseimas de maior sucesso atendia pelo nome de “dadinho”. O alimento, em forma de cubo, era vendido em mercados por um preço bastante acessível.

6. Fitas K7: Como não havia a Internet, era bastante usual que os jovens gravassem músicas ou programas de rádio em fitas cassete. Mais comum ainda, era o fato de muitos desses jovens participarem de atrações interativas nas emissoras.

7. Pirocóptero: Uma das manias dos anos 90 atendia pelo nome de “pirocóptero”. Trata-se do primeiro pirulito voador já criado no Brasil. O brinquedo nada mais era que um pirulito, com o complemento de uma pequena hélice de plástico.

8. Bolinhas de gude: Tradicionais na década de 80, as bolinhas de gude chegaram aos anos 90 em plena forma. Por sua vez, elas eram comercializadas em diversas lojas, de papelarias, passando por mercadinhos especializados.

9. Mini Games: Também conhecidos como “Brick Games”, os “Mini Games”, eram dispositivos eletrônicos capacitados para armazenar diversos jogos em sua memória. Entre os games de maior sucesso, destaque para o saudoso “Tetris”.

Minigame

10. Patins e skates: No caso das garotas, uma das manias da época era o uso de patins. Já no caso dos garotos, o uso do skate crescia cada vez mais. Ainda nesse período, se podia brincar nas ruas até o anoitecer, sem que houvesse a necessidade de se preocupar com o horário, ou ainda, com assaltos.

Relembrando a década de 90: “Power Rangers”

Power-Rangers-Disney

Muitas vezes não nos damos conta da voracidade com que o tempo atua sobre nossas vidas, coisas que parecem que vivemos há pouco tempo ou que nem nos recordávamos mais, voltam repentinamente através de uma imagem, um cheiro, uma frase, uma música, etc.

Hoje, através dessa matéria decidi relembrar de um clássico que marcou a infância de muitos como eu, afinal quem nunca “brincou” de ser os Power Rangers com os amigos pelo menos uma vez, em algumas ocasiões até brigávamos pelo ranger que queríamos ser (eu sempre era o vermelho, obs: estranhamente uma amigo meu sempre queria ser o tigre dentes de sabre, a amarela).

Confira agora como estão nossos heróis de infância:

Kimberly – Amy Jo Johnson

A favorita das meninas é a ranger mais bem sucedida, Iniciou sua carreira de atriz como Kimberly Hart, a primeira Ranger Rosa de Power Rangers. Seu grande sucesso televisivo foi em Felicity, onde teve o papel marcante de Julie Emrick e lançou sua canção "Puddle Of Grace". Amy Jo Johnson já foi estrela de vários filmes como O Terror Ronda a Escola, Na Estrada do Rock e Trilha Indomável, fez parte do elenco principal da série The Division interpretando a policial Stacy Reynolds e também se destacou como a vilã Tina Sharp da série Wildfire.

Jason – Austin Saint-John

Depois de participar de "Power Rangers", Austin até que tentou, mas raramente conseguiu um trabalho fixo na televisão ou no cinema. Por cerca de dez anos, a vida dele como ator se limitou a fazer aparições em episódios especiais da série. aparentemente, ele engordou muito nos últimos anos, esta pesando cerca de 100 kg e já prometeu emagrecer.

Austin largou a carreira de ator, atualmente salva vidas em Washington D.C. como paramédico e faz bicos como ator..

Trini – Thuy Trang

Embora seja mais famosa como a "Ranger Amarela", da série Power Rangers, Thuy também atuou em The Crow: City of Angels, Spy Hard e outros.

Com a fama da série, Thuy resolveu aproveitar seu “ápice” como atriz e deixou o programa ao lado de dois outros atores do elenco. Ela tentou ingressar em papéis no cinema, mas tudo o que conseguiu foi participar como personagem secundária ou figurante.

Em 3 de Setembro de 2001 o carro em que Thuy viajava como passageira repentinamente perdeu o controle resultando em um acidente fatal para a mesma.

Zack – Walter Jones

O ator foi um dos poucos que conseguiu “brilhar” em uma carreira fora da série “Power Rangers” e se aventurou em alguns papéis de destaque. “CSI”, “OFF Centre” e “Nova York Contra o Crime” foram bons momentos na carreira de Walter, que ainda participa de projetos na televisão americana. Estes, por sua vez, nunca saíram do papel.

Billy – David Yost

David ficou na série por três temporadas, saindo no final de Power Rangers Turbo. Billy é considerado o mais inteligente dos Rangers e com suas invenções como o morfador-comunicador e o teletransporte (Power Rangers Mighty Morphin), Billy se destacava dos demais.

Após a saída da série, David Yost não teve nenhuma participação significativa na TV. Atualmente, David participou do Power Morphicon em junho de 2007, juntamente com os atores que já passaram pela série. O encontro celebrou o aniversário de 15 anos de Power Rangers. Hoje, David leciona literatura em uma universidade em Iowa e periodicamente participa de alguns filmes para fazer bico.

Tommy – Jason David Frank

Foi o ator que mais participou das séries da franquia Power Rangers, vivendo sempre o papel do lendário Power Ranger Tommy Oliver: em 1993-1996 na primeira série, Mighty Morphin Power Rangers, como Ranger Verde e Ranger Branco. Em 1996, tornou-se o Ranger Vermelho em Power Rangers: Zeo, continuando no papel em 1997 em Power Rangers: Turbo como Ranger Vermelho. Em 2004, Frank retornou ao papel de Tommy Oliver em Power Rangers: Dino Trovão, interpretando o Ranger Preto da equipe.

É faixa preta em karatê e faixa azul em jiu-jitsu, além de praticar Wrestling, Muay Thai e Boxe regularmente. Segundo o site de sua academia, Frank treina cerca de 8 horas por dia e leciona karatê a crianças e adultos.

Ao final de 2009, o ator anunciou sua entrada no MMA.

Bulk- Paul Schrier

Um dos mais hilários personagens dos Power Rangers sempre aprontando uma e se dando mal, Paul hoje trabalha na direção do desenho da Hello Kitty.

Skull – Jason Narvy

O divertido Skull hoje é professor e instrutor de teatro.

Rita Repulsa – Machiko Soga

E quem não se lembra da voz de taquara rachada da Rita a Primeira vilã dos Power rangers! Machiko deu vida a várias outras vilãs em super sentais, como em Kamen Rider e V.R. Troppers. Faleceu em 2006, vítima de câncer no pâncreas.

Zordon- David Fielding

O ator que fazia o grandioso Zordon, um mago que há 10 mil anos havia prendido Rita Repulsa na Lua e que foi o responsável por recrutar os jovens e transformá-los em Power Rangers, faleceu em 2000.

power-rangers-green-ranger-632972

Relembrando a década de 90: “Família Dinossauro”!

Criado no início da década de 90, o seriado “Dinossaurs”, “Família Dinossauro” em português, foi uma das produções mais bem sucedidas de seu tempo. Exibido inicialmente pela Rede Globo de televisão, a atração abordava o cotidiano de uma família bastante peculiar, baseada no chamado “american way of life americano”.

Personagens

Dino da Silva Sauro: Alegre e bonachão, ele é o chefe da família. Sua atividade principal consiste em derrubar árvores na empresa do Sr. Richfield. Entre suas peculiaridades está o fato de ser viciado em televisão.

Fran da Silva Sauro: Esposa do personagem principal, Fran é mãe de três filhos, Baby, Robert (Bob) e Charlene. Seu dia-a-dia é composto de conversas com sua melhor amiga, Monica Desvertebrada, que a influencia a lutar por seus direitos em uma sociedade dominada por poderosos megalossauros.

Charlene da Silva Sauro: Materialista ao extremo, Charlene é a filha do meio do casal. Sua maior preocupação é estar dentro dos padrões estéticos de seus amigos, deixando de lado outras preocupações como a questão ambiental, tão em voga em seu tempo.

Robert (Bob) da Silva Sauro: É o filho mais velho da família, e mais inteligente também. Questionador por excelência está sempre questionando antigas tradições de seus ancestrais.

Baby da Silva Sauro: O bebê mais carismático da tv, nutre um amor incondicional pela mãe, Fran. Baby tem adoração por diferentes programas de televisão, em especial os infantis.

Vovó Zilda: A mãe de Fran, a simpática vovó é a principal ameaça contra a hegemonia de Dino. Por sua vez, os conflitos entre os dois se tornam cada vez mais frequentes com o decorrer da série.

Sr Richfield: É o dono da companhia Wesayso. Com um temperamento agressivo e feroz, o dinossauro é visto por seus funcionários como um verdadeiro tirano. Pai protetor, Richfield entende que a melhor forma de proteger sua filha é comendo seus respectivos namorados.

Curiosidades

Até diante dos bons índices de audiência, o seriado que já era exibido no programa “Xou da Xuxa”, ganharia uma versão também nos domingos, sempre após o “Domingão do Faustão”.

O seriado já foi exibido pelo SBT, entre 2003 e 2005. Sua exibição acontecia nos sábados e manhãs de domingo. Dois anos depois, a Rede Bandeirantes, adquire o formato, e passa a exibir a atração após a novela “Dance Dance Dance”.

Frases marcantes do personagem Baby

- Eu sou o Baby, você precisa me amar.

- Não é a mamãe.

- De novo!